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Também conhecido como Potencial Cognitivo Endógeno, esse exame avalia áreas cerebrais responsáveis pela atenção e memória, sendo especialmente útil no diagnóstico e acompanhamento de crianças com Transtorno do Processamento Auditivo (TPA). Este exame é utilizado para avaliar o tronco encefálico, memória, atenção e discriminação auditiva
Ele é um instrumento de avaliação do processamento da informação, incluindo codificação, seleção, memória e tomada de decisão, permitindo a análise da atividade cortical relacionada à discriminação, integração e atenção no cérebro. O P300 é um potencial endógeno porque reflete o uso funcional que a criança faz do estímulo auditivo, sendo altamente dependente das habilidades cognitivas como atenção e discriminação auditiva. Este exame também demonstra a integridade das vias auditivas.
O P300 é um indicador da velocidade do processamento cortical, envolvendo várias vias cerebrais como o tronco cerebral, córtex pré-frontal, temporo-parietal, tálamo, hipocampo e região límbica. Essas áreas estão relacionadas com funções cognitivas como aprendizagem, memorização e atenção. O exame é indicado para alunos com dificuldades de aprendizagem, servindo tanto para diagnóstico quanto para monitoramento da evolução do tratamento, especialmente em crianças a partir de 6 anos com déficits de aprendizagem.